A LUDICIDADE NO TEMPO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vou dividir com vocês um pouco sobre uma pesquisa que realizei juntamente com a minha colega de classe Laís Gaspar! foi um período de observação difícil e cansativo, porém contribuiu muito para nossa formação enquanto futuras educadoras! Desde já muito grata pela atenção de cada um de vocês que por aqui passarem. Deixarei um link de um artigo que explica um pouquinho sobre ludicidade.
O presente resumo tem como objeto de
estudo, abordar a importância do lúdico na educação infantil para o processo de
aprendizagem e a construção dos conhecimentos dos alunos. Para isso, foi
realizada uma investigação diante das práticas lúdicas da professora, como eram
trabalhadas as estratégias com jogos ou brincadeiras, e as músicas que
influenciam. Foi observado nessa escola, há uma necessidade em oportunizar e desenvolver
diferentes momentos de ludicidade nas turmas infantis, pois as essas atividades
contribuem para um conhecimento de mundo, saberem lidar com determinadas
situações e aprender a vivenciá-las.
A pesquisa foi de caráter observação
participativa, o período de Estágio ocorreu, entre 17/10 à 04/11 de 2019, uma
escola de rede Municipal de Jequié, a temática observada baseia-se, em perguntas
norteadoras que nos instigou a pesquisar essa falta de práticas lúdicas na
turma infantil. A turma de educação
infantil de 5 anos de idade, possui 17 matriculados, porém, de 13 a 15 alunos
estão frequentando as aulas.
O referencial teórico estudo foi baseado
em Jean Piaget, que fundamenta bastante sobre a aprendizagem utilizando os
métodos lúdicos, pois a partir deles, possibilita ao educando estimular e
revelar suas peculiaridades interiores e desconhecidas, podendo ser espontâneas
e naturais. E Froebel que complementa, salientando a importância do ambiente em
que a criança é inserida, onde elas constroem sentimentos, e formas de
aprender.
Piaget ([s/d], apud SANTOS; JESUS 2010,
p. 02), “Esclarece que o lúdico permite ao educando a identificação de um
sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade”.
Através do lúdico é possível estabelecer regras aos alunos da educação
infantil, pois o mesmo desenvolve a parte cognitiva, motora, social e afetiva
proporcionando também a socialização e interação das crianças que aprendem
brincando.
Froebel (1782-1852) criou em 1837 um
kindergarten denominado de "jardim de infância", onde crianças e
adolescentes são pequenas sementes que, adubadas e expostas a condições favoráveis
em seu meio ambiente, desabrochariam sua divindade interior em um clima de
amor, simpatia e encorajamento, estariam livres para aprender sobre si mesmos e
sobre o mundo.
Vimos que era muito rara a presença lúdica
no ambiente de ensino, as crianças apresentam uma enorme dificuldade na hora
das atividades, muitos ficavam dispersos, às vezes resistiam para não terminar,
esqueciam como que escrevia os nomes, as atividades eram apenas xerocadas de
livros didáticos, a professora não traziam algo novo para os alunos, seu método
de ensino é muito tradicional e não da o acompanhamento devido no processo de
aprendizagem. A sala possui uma assistente de classe que dava o acompanhamento,
porém, não ficava perto daqueles que era mais “lentinhos” então ela acreditava
que seria perda de tempo, insistir em uma criança que demonstrava pouco
interesse nas atividades, além da necessidade da ajuda familiar, pois dificulta
muito o desenvolvimento deles. Durante esses 10 dias, percebemos que a realidade
da vida deles afeta na aprendizagem deles.
As crianças são de classe econômica média,
muitas gritavam e choravam, pois a diretora nos relatou que elas possuem
necessidades especiais e que os pais não aceitam e se apresentam pouco na
instituição. A turma de 5 anos é bem decorada e colorida, a rotina da turma
iniciava com na rodinha com um diálogo sobre como foi o final de semana,
oração, músicas escolhidas por eles que ajuda no aprendizado, momentos de
leitura com a professora ou assistente, brincadeiras como alfabeto, massas de
modelar ou brinquedo de montar. Não era
oferecida a turma atividades que fixasse melhor os conteúdos trabalhados, eram poucas
atividades lúdicas que possibilitavam aprendizagem de forma mais estimulante.
Diante
dos fatos acima citados podemos afirmar que no ambiente observado é
extremamente rara a presença do lúdico em sala de aula, e percebemos que isso
afeta na aprendizagem das crianças, o lúdico não significa apenas brincar.
“A ludicidade na educação compreende a interação entre
professores e alunos, a cooperação entre os educandos
e o estímulo à criatividade das crianças. Mais
do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na ludicidade permite que o
aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.”
Entretanto
a maioria dos professores não compreendem isso por uma deficiência em sua
formação e foi o que nós identificamos nesse período de observação e
participação, a sala deu aula hoje tem uma rotina monótona e é um fato que
precisa ser mudado urgentemente, pois isso gera uma deficiência e um
desinteresse nas crianças, elas não sentem o desejo de ir para a sala de aula,
pois não é um ambiente agradável para elas.
Além disso não podemos deixar de citar que
a ausência da família dificulta muito o processo de aprendizagem, pois acriança
precisa de um acompanhamento, as atividades enviadas pela professora raramente
voltavam respondidas, essa é uma situação lamentável, sem falar nas coisas que
essas crianças aprendiam em casa e traziam para escola. Educar é uma processo
muito difícil, da mesma forma que aprender, por isso é essencial que essa fase
seja prazerosa para ambas as partes e que seja algo gratificante também.
PARA ACESSA O LINK SUGERIDO CLICK AQUI.
O formato desse texto é de um resumo e não de uma narrativa, mas está bem elaborado, porque no final vocês articulam com a escola.
ResponderExcluir