A LUDICIDADE NO TEMPO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vou dividir com vocês um pouco sobre uma pesquisa que realizei juntamente com a minha colega de classe Laís Gaspar! foi um período de observação difícil e cansativo, porém contribuiu muito para nossa formação enquanto futuras educadoras! Desde já muito grata pela atenção de cada um de vocês que por aqui passarem. Deixarei um link de um artigo que explica um pouquinho sobre ludicidade.



     O presente resumo tem como objeto de estudo, abordar a importância do lúdico na educação infantil para o processo de aprendizagem e a construção dos conhecimentos dos alunos. Para isso, foi realizada uma investigação diante das práticas lúdicas da professora, como eram trabalhadas as estratégias com jogos ou brincadeiras, e as músicas que influenciam. Foi observado nessa escola, há uma necessidade em oportunizar e desenvolver diferentes momentos de ludicidade nas turmas infantis, pois as essas atividades contribuem para um conhecimento de mundo, saberem lidar com determinadas situações e aprender a vivenciá-las.
       A pesquisa foi de caráter observação participativa, o período de Estágio ocorreu, entre 17/10 à 04/11 de 2019, uma escola de rede Municipal de Jequié, a temática observada baseia-se, em perguntas norteadoras que nos instigou a pesquisar essa falta de práticas lúdicas na turma infantil.  A turma de educação infantil de 5 anos de idade, possui 17 matriculados, porém, de 13 a 15 alunos estão frequentando as aulas.
       O referencial teórico estudo foi baseado em Jean Piaget, que fundamenta bastante sobre a aprendizagem utilizando os métodos lúdicos, pois a partir deles, possibilita ao educando estimular e revelar suas peculiaridades interiores e desconhecidas, podendo ser espontâneas e naturais. E Froebel que complementa, salientando a importância do ambiente em que a criança é inserida, onde elas constroem sentimentos, e formas de aprender.
      Piaget ([s/d], apud SANTOS; JESUS 2010, p. 02), “Esclarece que o lúdico permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade”. Através do lúdico é possível estabelecer regras aos alunos da educação infantil, pois o mesmo desenvolve a parte cognitiva, motora, social e afetiva proporcionando também a socialização e interação das crianças que aprendem brincando.
        Froebel (1782-1852) criou em 1837 um kindergarten denominado de "jardim de infância", onde crianças e adolescentes são pequenas sementes que, adubadas e expostas a condições favoráveis em seu meio ambiente, desabrochariam sua divindade interior em um clima de amor, simpatia e encorajamento, estariam livres para aprender sobre si mesmos e sobre o mundo.
        Vimos que era muito rara a presença lúdica no ambiente de ensino, as crianças apresentam uma enorme dificuldade na hora das atividades, muitos ficavam dispersos, às vezes resistiam para não terminar, esqueciam como que escrevia os nomes, as atividades eram apenas xerocadas de livros didáticos, a professora não traziam algo novo para os alunos, seu método de ensino é muito tradicional e não da o acompanhamento devido no processo de aprendizagem. A sala possui uma assistente de classe que dava o acompanhamento, porém, não ficava perto daqueles que era mais “lentinhos” então ela acreditava que seria perda de tempo, insistir em uma criança que demonstrava pouco interesse nas atividades, além da necessidade da ajuda familiar, pois dificulta muito o desenvolvimento deles. Durante esses 10 dias, percebemos que a realidade da vida deles afeta na aprendizagem deles.
          As crianças são de classe econômica média, muitas gritavam e choravam, pois a diretora nos relatou que elas possuem necessidades especiais e que os pais não aceitam e se apresentam pouco na instituição. A turma de 5 anos é bem decorada e colorida, a rotina da turma iniciava com na rodinha com um diálogo sobre como foi o final de semana, oração, músicas escolhidas por eles que ajuda no aprendizado, momentos de leitura com a professora ou assistente, brincadeiras como alfabeto, massas de modelar ou brinquedo de montar.  Não era oferecida a turma atividades que fixasse melhor os conteúdos trabalhados, eram poucas atividades lúdicas que possibilitavam aprendizagem de forma mais estimulante.
Diante dos fatos acima citados podemos afirmar que no ambiente observado é extremamente rara a presença do lúdico em sala de aula, e percebemos que isso afeta na aprendizagem das crianças, o lúdico não significa apenas brincar.
“A ludicidade na educação compreende a interação entre professores e alunos, a cooperação entre os educandos e o estímulo à criatividade das crianças. Mais do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na ludicidade permite que o aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.
Entretanto a maioria dos professores não compreendem isso por uma deficiência em sua formação e foi o que nós identificamos nesse período de observação e participação, a sala deu aula hoje tem uma rotina monótona e é um fato que precisa ser mudado urgentemente, pois isso gera uma deficiência e um desinteresse nas crianças, elas não sentem o desejo de ir para a sala de aula, pois não é um ambiente agradável para elas.
     Além disso não podemos deixar de citar que a ausência da família dificulta muito o processo de aprendizagem, pois acriança precisa de um acompanhamento, as atividades enviadas pela professora raramente voltavam respondidas, essa é uma situação lamentável, sem falar nas coisas que essas crianças aprendiam em casa e traziam para escola. Educar é uma processo muito difícil, da mesma forma que aprender, por isso é essencial que essa fase seja prazerosa para ambas as partes e que seja algo gratificante também.







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Comentários

  1. O formato desse texto é de um resumo e não de uma narrativa, mas está bem elaborado, porque no final vocês articulam com a escola.

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